PANTANAL +10

2020 - 2030

O projeto “Pantanal +10”, idealizado pelo fotógrafo José Medeiros, visa documentar as transformações do Pantanal ao longo de uma década (2020-2030). O projeto aborda temas críticos os impactos ambiental de ações antrópicas e as mudanças climáticas que têm afetado o bioma. Essas ações humanas têm consequências diretas na biodiversidade e na vida dos pantaneiros, despertando um senso de urgência para a conservação ambiental.

José Medeiros, fotógrafo e documentarista que registra o Pantanal há 30 anos, empreendeu o projeto como resposta às profundas mudanças que observou na região. Durante os incêndios de 2020, Medeiros não apenas registrou os eventos, mas também participou ativamente dos esforços de combate às chamas e de apoio a outros profissionais no campo. 

Com foco no registro fotográfico e audiovisual, o projeto PANTANAL+10 se constituirá, ao final de uma década, como uma memória do patrimônio natural, um registro histórico que mostra às futuras gerações a importância do ambiente natural e nosso fazer cultural, para que nos lembremos de quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por consequência, como seremos.

Desse modo, as histórias reais e memórias afetivas do povo pantaneiro são preservadas, refletindo um bioma em constante transformações ecológicas s culturais.

A iniciativa convida a sociedade a questionar o futuro desejável para o Pantanal e a necessidade de uma abordagem sustentável nas interações com o meio ambiente.

O projeto inclui a produção de livros, filmes e exposições, e está dividido em 4 fases temporais. Começou com “Céu e Inferno em Terras Alagadas” (2020-2022), que detalha os incêndios de 2020. Em sua segunda fase “Águas do Pantanal”(2023-2025), concentra-se na dinâmica hídrica do Pantanal, para ilustrar como as atividades humanas afetam as águas e as comunidades ribeirinhas. Na terceira fase (2026 – 2028) pretende-se registrar as Origens do Pantanal e do povo pantaneiro. Na quarta fase (2029-2030), a diversidade dos Pantanais e suas pecularidades em territórios fronteiriços.

Ao final, espera-se compilar todo material em uma coleção de livros fotográficos e filmes documentais que mostrem as condições e as transformações vivenciadas pelos pantaneiros e da maior planície alagável do planeta.

CAMALOTE | Projeto tem nova fase com destaque para “Águas do Pantanal”

Com a websérie “Águas do Pantanal”, lançada neste ano nas redes sociais, Medeiros estreia uma nova fase do projeto Pantanal +10, iniciado em 2020.

MTTV | Repórter fotográfico registra imagens que mostram mudanças no Pantanal nos últimos 10 anos

Cheia, Fogo e Seca. Entrevista de José Medeiros que retrata a preocupação com o futuro do bioma.

O ECCO | José Medeiros, o fotojornalista que vai documentar o Pantanal por uma década

Em entrevista a ((o))eco, fotojornalista mato-grossense fala da iniciativa de retratar bioma durante 10 anos, para acompanhar mudanças legadas pelos incêndios de 2020

Globo News | Incêndio no Pantanal é o pior já registrado pelo INPE

Depoimento de José Medeiros sobre a frente de combate ao fogo no Pantanal.

Tab Uol | Os Últimos Vaqueiros

A água manda e desmanda no Pantanal. Na cheia, vira um mar sertanejo, que espelha o céu e deixa os bichos e os homens ilhados.

Cidadão Cultura | Pantanal: céu e inferno em terras alagadas

“O fogo parece que brinca com a gente”, descreve o fotógrafo José Medeiros sobre as tentativas de apagar os incêndios...